terça-feira, 27 de março de 2012

Receita Trufas de cacau com aveia

Trufas de cacau com aveia




Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de aveia ou aveia em flocos (triturar até formar uma farinha)
1 xícara de chá tâmaras bem picadas
¼ de xícara de chá de cacau em pó
1/2 xícara de chá de manteiga de amêndoas (receita abaixo)
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de canela em pó


Preparo

Em um processador ou liquidificador, adicionar a farinha de aveia, as tâmaras, 2 colheres de sopa de cacau, a manteiga de amêndoas, a essência de baunilha, a noz-moscada e a canela. Bater até que se tornar uma mistura homogênea. Colocar o cacau em pó restante em uma tigela rasa. Fazer bolas com cerca de 2 colheres de chá da mistura. Enrolar as trufas no cacau em pó e levar à geladeira até que esteja pronto para servir.


Ingredientes manteiga de amêndoas:

1 xícara de chá de amêndoas sem sal
1 pitada de sal marinho
1 colher de sopa de óleo de canola

Modo de preparo:

Colocar as amêndoas em uma forma e levar ao forno a 150°, por 20 minutos. Depois de torradas, colocá-las no processador até que se torne uma farinha. Em seguida, juntar o óleo de canola e o sal marinho e bater até obter uma pasta.

Rendimento: 20 unidades

Valor calórico aproximado: 90 Kcal cada unidade

A aveia é fonte de beta-glucana, uma fibra solúvel que auxilia na redução e controle do colesterol e glicose sanguíneos.

O cacau é fonte de flavonóides com potente ação antioxidante, que modulam a função imunológica e inflamação. Seu consumo diminui o risco de doenças cardiovasculares. Rico em arginina, um aminoácido com função vasodilatadora, pode auxiliar na diminuição da pressão arterial.

As amêndoas são boas fontes de gorduras monoinsaturadas. Seu consumo está relacionado com a diminuição dos níveis de LDL colesterol, ajudando a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Contém magnésio, mineral importante para o relaxamento dos vasos, para melhora da circulação e para a redução da pressão arterial.

Fonte: www.mundoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário