terça-feira, 27 de outubro de 2009

Benefícios da Linhaça

O nome botânico da linhaça é Linum usitatissimum da família Linaceae. A semente é chata, ovalada e pontiaguda. A linhaça tradicional é de cor marrom avermelhada, brilhante, com uma textura firme e mastigável. Seu sabor é parecido com o da castanha e é levemente amargo.
A Linhaça é rica em proteína, gordura e fibras dietéticas, análises da linhaça canadense mostraram uma média de 41% de gordura, 28% de fibras dietéticas, 21% de proteína, 4% de resíduos e 6% de outros carboidratos (os quais incluiriam açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose).

A quantidade de calorias presente em 100 gramas de linhaça é de 396 kcal, sendo 109 kcal de proteína e 287 kcal de lipídios. Isto corresponde a 30,90 g de lipídios e 24,40 g de proteínas.
A composição de aminoácido encontrada na proteína da linhaça é similar ao da proteína de soja, que é vista como uma das mais nutritivas proteínas vegetais. As proteínas da linhaça são a albumina e a globulina. Elas respondem por cerca de 20 a 42% da proteína da linhaça.
A linhaça é composta por 57% de ácidos graxos ômega-3, 16% de ômega-6, 18% de ácido graxo monoinsaturado e somente 9% de ácidos graxos insaturados. A predominância do ômega-3 na semente da linhaça tem sido correlacionada com a prevenção das doenças coronarianas e câncer.
As fibras dietéticas, no total, respondem por cerca de 28% do peso seco de linhaça. Pela presença das fibras solúveis, a linhaça apresenta efeitos fisiológicos na dislipidemia e arteriosclerose.
A linhaça é particularmente rica em potássio, fornecendo cerca de 7 vezes mais que a banana. A vitamina E está presente na linhaça primariamente como gama-tocopherol funcionando como um antioxidante biológico.

A linhaça exerce proteção contra certos tipos de câncer, particularmente aqueles sensíveis à hormônios como os de mama, endométrio e próstata. Reduz os níveis de colesterol sangüíneo, o risco de doenças cardiovasculares e modula o sistema imune.A linhaça contém 2 componentes que afetam favoravelmente o sistema imune: ácido alfa-linoléico (ALA) ou ácido graxo ômega-3, e lignanas (fitoestrógeno).

Modo de usar: em sucos, frutas ou iogurte.

2 comentários:

  1. Carol, me disseram que para ter todos beneficios a linhaça tem que ser batida antes no liquidificador, virando pó. É verdade isso? beeeeijo

    ResponderExcluir
  2. É verdade! O ideal é triturar imediatamente antes de usá-la! Mas voce pode comprar ela já triturada.

    ResponderExcluir