quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Importância do Cálcio

O cálcio exerce funções muito importantes. Para tais funções, há necessidade de sais de cálcio disponíveis no sangue. Sendo os ossos o grande estoque deste mineral, quando não há fornecimento via alimentação, o sangue busca no osso o cálcio que precisa.

Causas da osteoporose: vida sedentária, obesidade, mulheres na menopausa com baixos níveis de estrogênio, uso crônico de diuréticos e antiácidos, alterações na função da tireóide, tabagismo e estresse.

Fatores que interferem na absorção de cálcio:

- Deficiência de vitamina D disponível (esta precisa ser sintetizada pelo sol)

- Presença de fosfato (presente nos refrigerantes) e ácido fítico (presente no espinafre e na fibra de trigo)

- Grande quantidade de sódio na mesma refeição

- Excesso de proteínas - cada grama de proteína metabolizada aumenta as concentrações urinárias de cálcio cerca de 1,75 mg

- Excesso de fibras insolúveis (vegetais folhosos)

- Excesso de gorduras saturadas e açúcar refinado contribuem para maior excreção de cálcio

Fatores que melhoram a absorção:

- Flora intestinal íntegra

- Horário do consumo: o pico de concentração do paratohormônio é à noite, sendo este o horário mais adequado para suplementação, pois pode impedir a remoção do cálcio no sangue, preservando o cálcio do osso. Para manter níveis adequados de cálcio no sangue, o ideal seria consumir pequenas doses ao longo do dia, através dos alimentos.

- É na relação entre os minerais que acontece sua absorção. Não há absorção de cálcio sem magnésio, pois este equilibra o Ph sanguíneo

- Minerais envolvidos com o cálcio e sua absorção óssea: magnésio, zinco, boro, silício, vitamina K, manganês, vitamina C, cobre, potássio.

O leite de vaca é citado como a melhor fonte mas quanto mais se sabe sobre o leite e sua composição química, menos indicado como fonte de cálcio ele se torna:

- o leite de vaca não contém magnésio, mantém o ph do estômago alcalino, o que impede a absorção do cálcio. As proteínas do leite de vaca são fermentadas por bactérias no intestino, acidificando o meio e impedindo a ação do cálcio.
- O leite torna o ph sangüíneo alcalino: necessitando de mais cálcio para equilibrar este ph, busca nos ossos o cálcio que está faltando.

Se analisarmos todas estas questões em conjunto, percebemos que o maior problema não está no consumo de leite e sim no alto consumo do mesmo e de seus derivados, em detrimento de alimentos fontes dos outros minerais necessários para o equilíbrio orgânico. É esse desequilíbrio que facilita as reações alérgicas, intoxicação e transtornos funcionais, inclusive osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário