sexta-feira, 9 de julho de 2010

Colesterol Alto


As dislipidemias podem ter causas genéticas ou decorrentes de alguma doença (hipotiroidismo, síndrome nefrótica, insuficiência renal crônica, obesidade e hepatopatias), do uso de medicamentos (anticoncepcionais, corticosteróides, anabolizantes e outros) ou mesmo de hábitos de vida como dieta inadequada, tabagismo e elitismo.

Dentre os diversos fatores dietéticos que contribuem com a elevação do colesterol, estão a gordura saturada, a gordura trans e alimentos de alto índice glicêmico como arroz comum, pães, produtos refinados, açúcares.

Por outro lado, há diversos alimentos funcionais com propriedade hipocolesterolêmicas e antioxidantes. Desse modo a retirada de alimentos que aumentam o colesterol e inclusão de alimentos funcionais, juntamente com a correção de desequilíbrios orgânicos, podem ser uma ferramenta fundamental no combate à hipercolesterolemia.

Alguns fatores que aumentam o colesterol:

- Leite e derivados

Normalmente recomenda-se a substituição de derivados lácteos integrais por desnatados. Entretanto não são apenas os lipídios os responsáveis por esse aumento do colesterol.

A caseína, fração protéica do leite, diminui a expressão dos receptores de LDL (colesterol ruim) além de ter alto índice insulinêmico .

- Café

O café possui duas substancias que elevam o colesterol sérico. São elas o cafestol e kahweol, substâncias que podem ficar retidas nos filtros de papel. O ideal nesse caso é consumir apenas o café filtrado.

- Ácido mirístico e palmítico

Presentes nas carnes, manteiga e produtos lácteos, inclusive muitos industrializados aumentam o colesterol por diversos mecanismos.

Fatores que reduzem o colesterol:

Dietas com baixo índice glicêmico como cereais integrais, frutas e verduras. Gorduras monoinsaturadas como azeite extra-virgem e oleaginosas como castanha do Pará, amêndoas e nozes; fibras solúveis como farelo de aveia – que é rica em betaglucanas, ácido fítico, fitoestrógenos e polifenóis, que possuem ação antioxidante e antiperoxidação lipídica. Além de semente de linhaça, alho e soja.

Fitoterápicos com efeitos hipocolesterolêmicos: chá verde e chá branco, alcachofra, garcínia e chorella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário