Alimentação industrializada, uso de medicamentos embalagens plásticas, poluentes do ar e da água, stress...estamos expostos a diversos xenobióticos, tanto alimentares como ambientais.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Detox
Alimentação industrializada, uso de medicamentos embalagens plásticas, poluentes do ar e da água, stress...estamos expostos a diversos xenobióticos, tanto alimentares como ambientais.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Colesterol Alto
As dislipidemias podem ter causas genéticas ou decorrentes de alguma doença (hipotiroidismo, síndrome nefrótica, insuficiência renal crônica, obesidade e hepatopatias), do uso de medicamentos (anticoncepcionais, corticosteróides, anabolizantes e outros) ou mesmo de hábitos de vida como dieta inadequada, tabagismo e elitismo.
Dentre os diversos fatores dietéticos que contribuem com a elevação do colesterol, estão a gordura saturada, a gordura trans e alimentos de alto índice glicêmico como arroz comum, pães, produtos refinados, açúcares.
Por outro lado, há diversos alimentos funcionais com propriedade hipocolesterolêmicas e antioxidantes. Desse modo a retirada de alimentos que aumentam o colesterol e inclusão de alimentos funcionais, juntamente com a correção de desequilíbrios orgânicos, podem ser uma ferramenta fundamental no combate à hipercolesterolemia.
Alguns fatores que aumentam o colesterol:
- Leite e derivados
Normalmente recomenda-se a substituição de derivados lácteos integrais por desnatados. Entretanto não são apenas os lipídios os responsáveis por esse aumento do colesterol.
A caseína, fração protéica do leite, diminui a expressão dos receptores de LDL (colesterol ruim) além de ter alto índice insulinêmico .
- Café
O café possui duas substancias que elevam o colesterol sérico. São elas o cafestol e kahweol, substâncias que podem ficar retidas nos filtros de papel. O ideal nesse caso é consumir apenas o café filtrado.
- Ácido mirístico e palmítico
Presentes nas carnes, manteiga e produtos lácteos, inclusive muitos industrializados aumentam o colesterol por diversos mecanismos.
Fatores que reduzem o colesterol:
Dietas com baixo índice glicêmico como cereais integrais, frutas e verduras. Gorduras monoinsaturadas como azeite extra-virgem e oleaginosas como castanha do Pará, amêndoas e nozes; fibras solúveis como farelo de aveia – que é rica em betaglucanas, ácido fítico, fitoestrógenos e polifenóis, que possuem ação antioxidante e antiperoxidação lipídica. Além de semente de linhaça, alho e soja.
Fitoterápicos com efeitos hipocolesterolêmicos: chá verde e chá branco, alcachofra, garcínia e chorella.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Alimentação rica em vitamina C pode combater artrite
Uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade Monash,na Austrália, mostrou que uma alimentação rica em frutas com vitamina C pode combater este problema. Os estudos foram feitos durante dez anos com 293 homens saudáveis e com idades acima de 50 anos. Os resultados mostraram que aqueles que ingeriram frutas com grandes quantidades desta vitamina, apresentaram menor risco de desenvolver a artrite no joelho. Aqueles que comeram durante este período, vegetais como o brócolis,também apresentaram menor incidência deste problema. Isto ocorreria,segundo os pesquisadores,devido às altas concentrações de carotenóides, como luteína e zeaxantina, encontrados nestes vegetais e que teriam a propriedades de proteção à cartilagem do joelho.
Fonte: Revista Veja (Julho 2010)