terça-feira, 20 de abril de 2010

APOSTE NAS CORES


As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir, desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças.
Veja a seguir o que está por trás das cores dos alimentos.
Laranja e amarelo - Abóbora, abacaxi, caju, cenoura, damasco, laranja, melão, milho, mamão, manga e pêssego. Betacaroteno, substância que deixa a pele macia e o cabelo brilhante, e vitaminas C e E, antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e evitam rugas precoces.
Vermelho - Goiaba, melancia, tomate, morango, caqui, framboesa e cereja
Licopeno, um pigmento que dá cor vermelha a esses alimentos e possui o efeito de retardar o envelhecimento das células, prevenindo uma série de doenças.
Verde - Espinafre, brócolis, couve-manteiga, couve de Bruxelas, repolho, almeirão, mostarda, acelga e kiwi. Carotenóides, a família de antioxidantes mais poderosa contra as rugas. Também contém ferro, que garante disposição no dia-dia, e fibras, importantes para o intestino.
Azul e púrpura – Amora, alcachofra, berinjela, cereja, framboesa, jabuticaba, nectarina, repolho roxo, uva rosada.Antocianina, um antioxidante capaz de prevenir infecção urinária e até câncer
Branco - Alho, alho poró e cebola; Alicina, um fitoquímico capaz de combater infecções, reduzir o colesterol e a pressão sanguínea.
Marrom – Arroz integral, castanha, nozes, sementes
Fibras, selênio, zinco, magnésio, ferro, cobre, potássio e vitaminas E, B1, B2, B6, além de cálcio (importante para os ossos), proteínas e gorduras boas (amigas do coração).

Nenhum comentário:

Postar um comentário