quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Receita Arroz Amarelo Ouro

Ingredientes:
- 1/2 talo de alho poró
- 1 colher de sopa de azeite extravirgem
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de arroz integral cateto
- 1 cravo da índia
- 1 folha de louro
- 1 ramo de tomilho
- 1 pitada de pimenta do reino moída
- 3 xícaras de água fria
- 1 colher de chá rasa de cúrcuma ou açafrão da terra
- 1/3 xícara de quinoa em grãos
- Gersal ( 2 colheres de sopa de gergelim + 1 colher de café de sal marinho torrados)

Modo de Preparo: Lave e corte o alho poró em rodelas fininhas. Refogue-o rapidamente no azeite e reserve. Em uma panela grande, coloque a água, o cravo, o tomilho e o louro e deixe ferver por 10 minutos. Retire o cravo e as ervas, pois já deixaram seu aroma na água. Coloque o arroz nesta água aromatizada, tempere com sal e deixe cozinhar por 20 minutos. Acrescente os grãos de quinoae deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente 1/2 xícara de água quente, a cúrcuma e o alho poró. Mexa suavemente para distribuir por toda a panela. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por 5 minutos para que absorva o restante da água. Sirva em seguida polvilhado com gersal.

Propriedades benéficas da receita...
Esta é uma receita que pode auxiliar a introdução do arroz integral no dia a dia, sendo uma boa opção de refeição leve e saudável, quando acompanhada de vegetais. Fornece bom teor de proteínas carboidratos de baixo índice glicêmico, além de diversos fitoquímicos presentes nas especiarias. O arroz cateto é boa opção para preparo de pratos que exigem consistência cremosa como a de risotos.

Destaques...
- Cúrcuma, ou açafrão da terra
faz parte da família do gengibre, sendo a raiz a parte mais utilizada. É no rizoma da Curcuma longa que está a curcumina. A curcumina exerce capacidade antiinflamatória, pois inibe a agregação plaquetária, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (bom colesterol), previne o câncer. Seu uso tem sido sugerido em doenças cardiovasculares, esteatose hepática, gastrite, artrite reumatóide, câncer de cólon, entre outras...
Associada à pimenta do reino, seu efeito é potencializado!

- Tomilho e Cravo
contribue com fitoquímicos. O cravo atua como potente agente antimicrobiano, antifúngico e antiviral, antioxidante, antiinflamatório e anticarcinogênico.
O Tomilho também apresenta ação antifúngica e antiinflamatória, além de inibir a agragação plaquetária.

- Quinoa
oferece ácidos graxos ômega 3, aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas do complexo B.

- Gersal
aumenta o teor de cálcio e magnésio da receita

FONTE: Revista Nutrição Saúde e Performance

Nenhum comentário:

Postar um comentário