terça-feira, 24 de janeiro de 2012


O açaí é uma fruta tipicamente brasileira e de grande importância econômica no nosso país. É o fruto do açaizeiro, uma palmeira que cresce nas florestas tropicais da Amazônia do Brasil.

Seu consumo é feito de diferentes formas, de acordo com a região. Na Amazônia, a forma mais tradicional de consumi-lo, é com farinha de mandioca ou tapioca. Entre os paraenses, é comum o consumo com camarão ou peixe salgado. Nas demais regiões do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada, batida com xarope de guaraná, ficando com uma consistência parecida com a de um sorvete e, geralmente, é acompanhado de frutas como banana ou morango, e granola.

Açaí x saúde do coração

Um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia, o açaí é rico em ácido oléico, um tipo de gordura poliinsaturada, que auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol e pressão arterial e previne aterosclerose. Seu consumo está associado à prevenção de doenças cardiovasculares.

Açaí x energia

Altamente energética, e rica em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio, é uma fruta que fornece mais energia e disposição ao corpo, sendo interessante para praticantes de atividades físicas.

Açaí x doenças crônicas

Sua coloração roxa é devido à antocianina, um pigmento natural, pertencente à família dos flavonóides, responsável por seu poder antioxidante, conferindo à fruta a capacidade de combater e neutralizar a ação dos radicais livres, prevenindo contra doenças cardiovasculares e circulatórias, câncer, diabetes e Alzheimer.

Algumas pesquisas mais recentes mostram a relação dos compostos fitoquímicos do açaí no tratamento contra infecção por Helicobacter pylori, bactéria causadora da gastrite, e na indução da apoptose, podendo, ser um agente eficaz na prevenção do desenvolvimento do câncer gástrico.

Açaí x pele

Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados e antioxidantes, o açaí pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados à fatores inflamatórios, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos anti aging.

Os antioxidantes presentes no açaí podem melhorar a aparência de peles com manchas e reduzir rugas faciais. Seu consumo auxilia no retardo do envelhecimento, promove uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.

Vale lembrar que apesar de todos os benefícios à saúde, o açaí é uma fruta de alto valor calórico. Portanto, deve ser consumido com moderação.

Algumas Receitas com açaí:


Smoothie de açaí

200g de polpa de açaí
½ xícara de chá de bebida vegetal de arroz
1 banana ou 1 xícara de chá de morango

Misturar todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.

Rendimento: 1 porção
Valor calórico: 356,70 Kcal por porção

Vinagrete de açaí

3 xícaras de chá de suco de açaí
3 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 pitada de alho em pó
1 pitada de cebola em pó
1/3 de xícara de chá de azeite de oliva extravirgem
2 colheres de sopa de tahine

Misturar todos os ingredientes e servir sobre saladas.

Rendimento: 20 porções
Valor calórico: 54,10 Kcal por porção

Fonte: www.mundoverde.com.br

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Receita Batida de Manga


Ingredientes

1 manga média orgânica
1/2 litro de bebida de soja
1 xícara de chá de suco de laranja
1 colher de sopa de raspas de casca de limão


Preparo

Bater no liquidificador a manga com metade da bebida de soja.

Distribuir em 4 copos altos e levar ao congelador por 1 hora ou até começar a ficar congelada.

Colocar no liquidificador o restante da bebida de soja, o suco de laranja, as raspas do limão e bater. Despejar nos copos com a mistura da goiaba e servir em seguida.

Rendimento: 4 porções
Valor calórico por porção: 81kcal

Bebida de soja feita a partir dos grãos de soja é sem lactose ou proteína de leite é uma opção para os alérgicos.

A manga e a laranja são fonte de fibras, vitaminas e minerais. Contém betacaroteno, substância que auxilia na obtenção e manutenção do bronzeado.

Fonte: www.mundoverde.com.br