sexta-feira, 30 de julho de 2010

Detox


Alimentação industrializada, uso de medicamentos embalagens plásticas, poluentes do ar e da água, stress...estamos expostos a diversos xenobióticos, tanto alimentares como ambientais.
Xenobióticos são contaminantes químicos estranhos ao nosso organismo e seu acúmulo pode trazer prejuízo à saúde e ao funcionamento do corpo. As toxinas são gatilhos para o processo inflamatório e para doenças crônicas. Atualmente muito falada, a dieta de detox, tem por objetivo diminuir os impactos negativos desses xenobióticos no funcionamento do corpo. O objetivo dessa dieta é aumentar a eliminação destas toxinas através da urina e das fezes.
A destoxificação ocorre principalmente no fígado e é dependente de uma série de nutrientes como vitaminas do complexo B, selênio, cobre, zinco, enxofre, flavonóides, carotenos e aminoácidos como glicina, taurina, metionina e gutamina. Muito diferentes das dietas que usam apenas limonadas e sucos de frutas e que não fornecem todos os nutrientes necessários para o processo de detox e que ainda podem ser prejudiciais à saúde, a dieta de detox correta deve ser feita sob orientação de profissional nutricionista capacitado que irá sugerir tanto o cardápio adequado como a suplementação necessária para suportar o processo de detox.
É importante antes de iniciar um processo de detox corrigir a disbiose e a hiperpermeabilidade intestinal.

Dicas para tratar a disbiose e a hiperpermeabilidade intestinal

- Inclua no cardápio sementes de abóbora, melão e melancia, boas fontes de cálcio e magnésio que ainda tem ação vermífuga. Use a semente de abóbora torrada como aperitivo e as de melancia e melão em sucos, batidas com a fruta. - Use temperos como orégano e alecrim no final das preparações. Essas ervas são antifúngicas e antiparasitárias.
- O óleo de coco, fonte natural de ácido caprilico, tem importante efeito antifúngico.
- O gel de Aloe Vera reduz o tempo de trânsito intestinal e diminui a presença de bactérias patogênicas no intestino.
- O uso de glutamina, um aminoácido, é recomendado para recuperar a integridade da mucosa do intestino.
- Os alimentos ou suplementos com próbióticos devolvem ao intestino as bactérias benéficas;
- Lembre-se que para essas bactérias crescerem e se fixarem no intestino devemos aumentar o consumo de prebióticos, como o amido resistente encontrado na banana verde. Use na forma de farinha de banana verde ou biomassa de banana verde adicionada a sucos.
- Diminua o consumo dos alimentos potencialmente alergênicos como leite e glúten. Para garantir o bom funcionamento do intestino e a eliminação das fezes aumente o consumo de fibras e de água. As fibras ajudam a aumentar o peso e volume das fezes. Fezes bem formadas e hidratadas são eliminadas com mais facilidade.

Como saber se necessito de uma dieta de detox:
Gosto amargo ou metálico na boca
Falta de apetite pela manhã
Dificuldade na perda de peso, mesmo fazendo dieta
Déficit de memória
Concentração ruim
Depressão
Dor de cabeça ou enxaqueca
Tontura
Fadiga generalizada

Como reduzir a exposição aos xenobióticos
Reduzir o consumo de alimentos de origem animal. Entre carne e ovo opte pelo ovo que tem menos toxinas que as carnes Ao comer peixes prefira os de tamanho menor como a sardinha ao invés do atum.
Prefira alimentos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos, pesticidas ou adubos químicos
Evite alimentos embalados em plásticos, principalmente manteigas e óleos Troque suas panelas pela feitas de inox
Prefira alimentos naturais, livres de corantes e conservantes químicos
Não fume e evite a exposição à fumaça de cigarro
Evite o consumo abusivo de álcool
Faça uso racional de medicamentos.
Evite a automedicação.
Prefira borrifar seu perfume na roupa e não na pele, alguns perfumes têm como fixador o arsênico, substância tóxica que representa riscos a saúde
Evite desodorantes antitraspirantes, pois o suor é uma importante via de detox e não deve ser inibida
Evite a exposição a produtos de limpeza, prefira os biodegradáveis.
O que incluir na dieta para impulsionar o sistema de detox: Vegetais Brássicos como couve flor, brócolis, couve manteiga, repolho, agrião, rúcula.
Faça cubinhos de gelo de couve com hortelã e acrescente um gelo desses no suco do café da manhã!
Clorofila
Alho e cebola, que devem ser ingeridos crus
Própolis
Chá Verde
Temperos como gengibre, páprica, curry, canela e alecrim
Frutas vermelhas, importantes fontes de antocianinas
Aloe vera

Fonte: Site Loja Mundo Verde

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Colesterol Alto


As dislipidemias podem ter causas genéticas ou decorrentes de alguma doença (hipotiroidismo, síndrome nefrótica, insuficiência renal crônica, obesidade e hepatopatias), do uso de medicamentos (anticoncepcionais, corticosteróides, anabolizantes e outros) ou mesmo de hábitos de vida como dieta inadequada, tabagismo e elitismo.

Dentre os diversos fatores dietéticos que contribuem com a elevação do colesterol, estão a gordura saturada, a gordura trans e alimentos de alto índice glicêmico como arroz comum, pães, produtos refinados, açúcares.

Por outro lado, há diversos alimentos funcionais com propriedade hipocolesterolêmicas e antioxidantes. Desse modo a retirada de alimentos que aumentam o colesterol e inclusão de alimentos funcionais, juntamente com a correção de desequilíbrios orgânicos, podem ser uma ferramenta fundamental no combate à hipercolesterolemia.

Alguns fatores que aumentam o colesterol:

- Leite e derivados

Normalmente recomenda-se a substituição de derivados lácteos integrais por desnatados. Entretanto não são apenas os lipídios os responsáveis por esse aumento do colesterol.

A caseína, fração protéica do leite, diminui a expressão dos receptores de LDL (colesterol ruim) além de ter alto índice insulinêmico .

- Café

O café possui duas substancias que elevam o colesterol sérico. São elas o cafestol e kahweol, substâncias que podem ficar retidas nos filtros de papel. O ideal nesse caso é consumir apenas o café filtrado.

- Ácido mirístico e palmítico

Presentes nas carnes, manteiga e produtos lácteos, inclusive muitos industrializados aumentam o colesterol por diversos mecanismos.

Fatores que reduzem o colesterol:

Dietas com baixo índice glicêmico como cereais integrais, frutas e verduras. Gorduras monoinsaturadas como azeite extra-virgem e oleaginosas como castanha do Pará, amêndoas e nozes; fibras solúveis como farelo de aveia – que é rica em betaglucanas, ácido fítico, fitoestrógenos e polifenóis, que possuem ação antioxidante e antiperoxidação lipídica. Além de semente de linhaça, alho e soja.

Fitoterápicos com efeitos hipocolesterolêmicos: chá verde e chá branco, alcachofra, garcínia e chorella.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Alimentação rica em vitamina C pode combater artrite



Uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade Monash,na Austrália, mostrou que uma alimentação rica em frutas com vitamina C pode combater este problema. Os estudos foram feitos durante dez anos com 293 homens saudáveis e com idades acima de 50 anos. Os resultados mostraram que aqueles que ingeriram frutas com grandes quantidades desta vitamina, apresentaram menor risco de desenvolver a artrite no joelho. Aqueles que comeram durante este período, vegetais como o brócolis,também apresentaram menor incidência deste problema. Isto ocorreria,segundo os pesquisadores,devido às altas concentrações de carotenóides, como luteína e zeaxantina, encontrados nestes vegetais e que teriam a propriedades de proteção à cartilagem do joelho.


Fonte: Revista Veja (Julho 2010)